A História da conservação dos alimentos.
AUTORA
Professora Valdinéia Quedas Souza, quarto ano
No dia 07 de outubro realizei uma aula com a turma do 4º ano da Escola Municipal Manuel Bandeira sobre o tema “A História da Conservação dos Alimentos”, com o objetivo de mostrar aos alunos como o ser humano, desde os tempos mais antigos, buscou maneiras de conservar os alimentos para garantir sua sobrevivência.
Iniciei a aula contando que, antes do surgimento das embalagens, as pessoas utilizavam métodos naturais para conservar o que produziam. Expliquei que os povos antigos secavam carnes e frutas ao sol, usavam o sal para curar peixes e carnes, guardavam grãos em potes de barro, usavam o vinagre e o açúcar como conservantes e até enterravam alimentos em locais frios para mantê-los por mais tempo. Mostrei que essas práticas eram fundamentais para evitar o desperdício, especialmente em épocas em que não existia refrigeração.
Depois, contei que, com o passar do tempo, o homem foi buscando novas formas de armazenar os alimentos. Surgiram então os potes de cerâmica, as garrafas de vidro e as latas metálicas, que foram grandes avanços na conservação. Mais tarde, com o desenvolvimento da indústria, surgiram as embalagens plásticas e recicláveis, que facilitaram o transporte e ajudaram a manter os alimentos protegidos e conservados por mais tempo.
Após essa explicação, os alunos realizaram uma atividade artística, na qual pintaram desenhos de produtos com diferentes tipos de embalagens recicláveis. Em seguida, cada um produziu um pequeno cartaz individual, ilustrando a importância das embalagens na conservação dos alimentos e como elas evoluíram ao longo da história.
Depois, organizei os alunos em trios, e cada grupo ficou responsável por explicar para os colegas como funciona o processo de reciclagem das embalagens e de que forma isso pode contribuir para reduzir o lixo e proteger o planeta. Essa etapa foi muito proveitosa, pois os alunos demonstraram boa compreensão do conteúdo e segurança ao se expressarem.
Encerramos a aula com uma roda de conversa, em que os alunos puderam compartilhar o que aprenderam sobre as antigas formas de conservação e sobre a importância das embalagens atuais. Propus também a uma das alunas que entrevistasse sua mãe sobre como a família conserva os alimentos e reutiliza embalagens em casa, para depois relatar à turma.
A aula foi bastante enriquecedora e despertou muita curiosidade nos alunos, que se mostraram interessados em conhecer como o homem evoluiu no modo de conservar os alimentos. Foi um momento de aprendizado dinâmico, histórico e cheio de descobertas importantes.
No dia 07 de outubro realizei uma aula com a turma do 4º ano da Escola Municipal Manuel Bandeira sobre o tema “A História da Conservação dos Alimentos”, com o objetivo de mostrar aos alunos como o ser humano, desde os tempos mais antigos, buscou maneiras de conservar os alimentos para garantir sua sobrevivência.
Iniciei a aula contando que, antes do surgimento das embalagens, as pessoas utilizavam métodos naturais para conservar o que produziam. Expliquei que os povos antigos secavam carnes e frutas ao sol, usavam o sal para curar peixes e carnes, guardavam grãos em potes de barro, usavam o vinagre e o açúcar como conservantes e até enterravam alimentos em locais frios para mantê-los por mais tempo. Mostrei que essas práticas eram fundamentais para evitar o desperdício, especialmente em épocas em que não existia refrigeração.
Depois, contei que, com o passar do tempo, o homem foi buscando novas formas de armazenar os alimentos. Surgiram então os potes de cerâmica, as garrafas de vidro e as latas metálicas, que foram grandes avanços na conservação. Mais tarde, com o desenvolvimento da indústria, surgiram as embalagens plásticas e recicláveis, que facilitaram o transporte e ajudaram a manter os alimentos protegidos e conservados por mais tempo.
Após essa explicação, os alunos realizaram uma atividade artística, na qual pintaram desenhos de produtos com diferentes tipos de embalagens recicláveis. Em seguida, cada um produziu um pequeno cartaz individual, ilustrando a importância das embalagens na conservação dos alimentos e como elas evoluíram ao longo da história.
Depois, organizei os alunos em trios, e cada grupo ficou responsável por explicar para os colegas como funciona o processo de reciclagem das embalagens e de que forma isso pode contribuir para reduzir o lixo e proteger o planeta. Essa etapa foi muito proveitosa, pois os alunos demonstraram boa compreensão do conteúdo e segurança ao se expressarem.
Encerramos a aula com uma roda de conversa, em que os alunos puderam compartilhar o que aprenderam sobre as antigas formas de conservação e sobre a importância das embalagens atuais. Propus também a uma das alunas que entrevistasse sua mãe sobre como a família conserva os alimentos e reutiliza embalagens em casa, para depois relatar à turma.
A aula foi bastante enriquecedora e despertou muita curiosidade nos alunos, que se mostraram interessados em conhecer como o homem evoluiu no modo de conservar os alimentos. Foi um momento de aprendizado dinâmico, histórico e cheio de descobertas importantes.
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