Origem e história do dia da mulher

AUTORA
Professora Marta Mian Alves, 5º ano

No dia 8 de março cerca de 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, ao mesmo tempo que se manifestavam contra as ações do Czar Nicolau ll.

Esse evento que deu origem ao dia internacional da mulher, ficou conhecido como "pão e paz".

Isso porque as manifestantes também lutaram contra as dificuldades decorrente da primeira guerra mundial (1914 1918)

Entretanto ao longo da história, outros acontecimentos recordam a luta das mulheres que trabalhavam numa fábrica de confecção de camisas chamada (Triangle Shirtwist company) localizada em Nova York.

Essas trabalhadoras costumavam cerca de 14 horas diárias e recebiam de 6 a 10 dólares por semana.

Em 28 de fevereiro de 1909 aconteceu a primeira celebração das mulheres nos Estados Unidos. Esse evento surgiu inspirado greve das operárias da fábrica de tecidos que ocorreu em 1908.

Em 2010, realizou-se na Dinamarca a ll conferência internacional de mulheres socialistas. Na ocasião Clara Ztkim, do partido do comunista Alemão, propôs a criação de um dia dedicado às mulheres

No dia q5 de março de 1911 um incêndio na fábrica Tringle Shirtwaists Compani matou 146 pessoas dentre as 500 que trabalhavam lá, desse número, cerca de 20 eram homens

A maioria das funcionárias que morreram eram migrantes judias e algumas tinham apenas 14 anos.

https://www.todamateria.com.br/dia-internacional-da-mulher/

Relato

No dia 8 de março os alunos do 5 ano da Escola Municipal do Campo Libertação Camponesa tiveram em sua aula de História o trabalho sobre o dia da mulher a qual foi lido a (Origem da História do dia da mulher)

texto da professora Márcia Fernanda.

Feito a leitura houve diálogo sobre a situação mais remota em que as mulheres não tinham seus direitos reconhecidos, e a maioria eram tratadas como escravas, principalmente as negras e as pobres.

Para que mudasse essa história foi necessário muitas lutas, manifestações e até morte para chegar no que está hoje.

Porém ainda falta muito à conquistar e dependerá do esforço de cada uma fazer sua parte, reivindicando seus diretos à saúde, moradia, educação e outros, respeitando as diferenças de cor da pele, nacionalidades e religião .

Com base nesse debate a turma confeccionaram os cartazes a qual aparecem nas fotos e também a gravação








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO SOBRE BULLYING

Conscientização sobre o uso água

Combater mosquito da Dengue é um dever de todos