Ler e interagir

AUTORA
Professora Nébia Regini Dutra, quarto ano

Roda de leitura e contação de história.

Os alunos precisavam completar um conto que foi trabalhado na aula de português, o conto se chamava o jardim encantado lI, todos receberam a instrução da atividade no caderno de tarefa e precisavam em conjunto com sua família continuar o conto e escrever um desfecho no final da história.

No dia seguinte após levarem a atividade para casa como tarefa, os alunos juntamente com a professora organizaram uma roda, no espaço externo da escola, aproveitando a sombra das Árvores e o de ensolarado, para que em conjunto pudessem ler as suas escritas e o desfecho de suas histórias.

O momento de compartilhamento da escrita foi de grande aprendizado, todos tiveram uma oportunidade de ler suas histórias e de dialogar a respeito de cada final, se tornando um momento animado e de grande curiosidade, pois todos estavam curiosos para saber o final da história de cada um.

Quando todos os alunos terminaram de ler, foi realizado uma conversa para esclarecer se os textos estavam de acordo com a proposta da atividade. No final os alunos trocaram seus cadernos de tarefa para que os colegas pudessem corrigir as suas escritas e trouxessem no dia seguinte, fazendo assim com que ele se comprometessem em melhorar o texto do colega e corrigir possíveis erros ortográficos. Ambas as atividades de escrita, leitura e correção dos textos possibilitou aos alunos melhorias: na escrita, leitura e aumento do vocabulário, assim como uma melhora na oralidade. Todos os alunos avaliaram que a atividade na parte externa da sala de aula se tornou motivadora para que todos falassem, pois um ambiente de roda possibilitou um maior desempenho e um rompimento na vergonha de ler.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Combater mosquito da Dengue é um dever de todos

VAMOS COMBATER A DENGUE

TRABALHO SOBRE BULLYING