Dia Mundial do Meio Ambiente
AUTORA
Professora: Ieda Guimarães do Carmo Arnoud
Turma: 4º Ano – 19 alunos
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, foi desenvolvido um projeto pedagógico com o 4º ano, visando à conscientização ambiental e à adoção de atitudes responsáveis em relação à preservação dos recursos naturais.
O projeto teve início com a exibição do vídeo “Vamos Ler”, que abordou a importância dos materiais renováveis e recicláveis para a conservação do meio ambiente. A partir desse momento, foram realizadas rodas de conversa e reflexões sobre o consumo consciente, a redução da produção de resíduos e a importância da reciclagem.
O tema foi trabalhado de forma interdisciplinar, por meio de atividades que possibilitaram aos estudantes compreender a relação entre as ações humanas e os impactos ambientais.
Durante as atividades, os alunos discutiram sobre poluição, descarte inadequado de resíduos, preservação dos recursos naturais e responsabilidade na construção de um ambiente mais saudável e equilibrado.
Entre as ações desenvolvidas, destacam-se a produção textual, a confecção de cartazes educativos e estudos sobre o processo correto de reciclagem dos diferentes materiais. Aprenderam sobre a separação adequada dos resíduos, identificando as cores das lixeiras seletivas e compreendendo a importância da reutilização e da reciclagem para a redução dos impactos ambientais.
Como complemento das atividades, os alunos realizaram a gravação de vídeos com a participação de familiares, explicando a maneira correta de descartar o lixo e destacando práticas sustentáveis que podem ser adotadas no cotidiano. Essa ação fortaleceu a parceria entre escola e família e incentivou a conscientização ambiental na comunidade.
As atividades com cartazes enfatizaram a importância da reciclagem, da coleta seletiva e da preservação dos recursos naturais. Os materiais produzidos demonstraram criatividade e compreensão dos conteúdos, evidenciando a importância da participação de todos.
O desenvolvimento deste projeto permitiu despertar nos alunos valores de respeito, responsabilidade e cuidado com a natureza, incentivando a adoção de atitudes sustentáveis dentro e fora do ambiente escolar. Dessa forma, a escola reafirma seu compromisso com a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação ambiental.
Professora: Ieda Guimarães do Carmo Arnoud
Turma: 4º Ano – 19 alunos
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, foi desenvolvido um projeto pedagógico com o 4º ano, visando à conscientização ambiental e à adoção de atitudes responsáveis em relação à preservação dos recursos naturais.
O projeto teve início com a exibição do vídeo “Vamos Ler”, que abordou a importância dos materiais renováveis e recicláveis para a conservação do meio ambiente. A partir desse momento, foram realizadas rodas de conversa e reflexões sobre o consumo consciente, a redução da produção de resíduos e a importância da reciclagem.
O tema foi trabalhado de forma interdisciplinar, por meio de atividades que possibilitaram aos estudantes compreender a relação entre as ações humanas e os impactos ambientais.
Durante as atividades, os alunos discutiram sobre poluição, descarte inadequado de resíduos, preservação dos recursos naturais e responsabilidade na construção de um ambiente mais saudável e equilibrado.
Entre as ações desenvolvidas, destacam-se a produção textual, a confecção de cartazes educativos e estudos sobre o processo correto de reciclagem dos diferentes materiais. Aprenderam sobre a separação adequada dos resíduos, identificando as cores das lixeiras seletivas e compreendendo a importância da reutilização e da reciclagem para a redução dos impactos ambientais.
Como complemento das atividades, os alunos realizaram a gravação de vídeos com a participação de familiares, explicando a maneira correta de descartar o lixo e destacando práticas sustentáveis que podem ser adotadas no cotidiano. Essa ação fortaleceu a parceria entre escola e família e incentivou a conscientização ambiental na comunidade.
As atividades com cartazes enfatizaram a importância da reciclagem, da coleta seletiva e da preservação dos recursos naturais. Os materiais produzidos demonstraram criatividade e compreensão dos conteúdos, evidenciando a importância da participação de todos.
O desenvolvimento deste projeto permitiu despertar nos alunos valores de respeito, responsabilidade e cuidado com a natureza, incentivando a adoção de atitudes sustentáveis dentro e fora do ambiente escolar. Dessa forma, a escola reafirma seu compromisso com a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação ambiental.
.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)




Comentários
Postar um comentário